Ester



Faremos uma pequena e simples análise sobre Ester (Hadassa), minha heroína bíblica favorita.

Quem era Ester:

- Ela não tinha pai, nem mãe (era órfã). Era jovem bela, de boa aparência e formosura. | (Ester 2.7)

Características de Ester:

- Ela alcançou favor perante Hegai, eunuco do rei. (Por isso, imagina-se que ela tinha um jeitinho todo especial de ser - BOM TESTEMUNHO) | (Ester 2.9)
- Ela não tinha declarado o seu povo, nem sua linhagem, pois assim lhe ordenara Mardoqueu, seu tio. (Ela obedeceu, foi SUBMISSA (Ester 2.10)
- Ela nada pediu para usar/levar (jóias extravagantes, por exemplo) quando foi encontrar-se com o rei, apenas aquilo que Hegai disse. Assim, ela alcançou favor de todos quanto a viam. (Ela foi HUMILDE. Quis mostrar ao rei o que era, e não o que tinha) | (Ester 2.15)
- O rei amou a Ester mais do que a todas as mulheres, e a fez rainha. (Imagina-se que a humildade, o caráter dela, a fez escolhida. Porque pense: havia muitas mulheres para o rei escolher, uma mais linda do que a outra. O diferencial de Ester foi o seu INTERIOR.) | (Ester 2.17)

Ester não era a Mulher Maravilha, tinha suas fraquezas:

- "Com o que muito se doeu." (Até ela, uma rainha, ficou triste. Observa-se que até os mais fortes ficam tristes às vezes, é do ser humano.) | (Ester 4.4)
- Quando ela soube da sentença para aniquilar o seu povo, ficou com medo, pois Mardoqueu lhe pedira para interceder ao rei pelos judeus. Detalhe; se ela entrasse na presença do rei sem ser chamada, poderia morrer. (Ter medo é humano, só não podemos permitir que esse medo nos controle.)  | ( Ester 4.11)
- Mardoqueu insistiu, e disse que mesmo ela sendo rainha, ainda era uma judia, e não escaparia da morte se a sentença fosse colocada em prática. "Quem sabe ela não teria sido feita rainha para uma ocasião como essa?" (Apesar de seu medo, Ester "aceitou" sua missão, arriscando sua vida para cumprir os propósitos de Deus - "Se perecer, pereci".) | (Ester 4.14,16)
- Ester não foi despreparada para a "guerra", ela iniciou um propósito de jejum e oração por três dias. (Ela era uma Mulher de Fé, que confiava e esperava em Deus.) | (Ester 4. 14,16)
- Ela criou coragem e venceu seu medo. Foi até o rei e alcançou favor perante ele. | (Ester 5.1,2)

Consequência da atitude de Fé de Ester:

- "Para os judeus houve felicidadealegriaregozijo e honra." (Ester 8.16)
- E muitos, dos povos da terra, se fizeram judeus, porque o temor (nesse caso, respeito) dos judeus tinha caído sobre eles. (No ato de Ester, muitas almas foram ganhas.) | (Ester 8.17)



Leia mais sobre esta mulher incrível na sua Bíblia, no livro de Ester.

7 comentários:

  1. Convido a todos a participar da inauguração de um blog feito especialmente para mulheres, dia 1º de Janeiro de 2012. Clique na data da inauguração e participe. Conto com sua presença!

    ResponderExcluir
  2. Olá minha amiga gosto muito de ESter ela foi e sempre será um grande exemplo de mulher corajosa e fiel.. ja estou a seguindo se desejar me seguir também http://cristianesilvacompartilhandoexp.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Tambem gosto muito de Ester, sua personsgem nos encoraja a lutar por um mundo melhor, apesar de ouvir os cristãos dizer que vai ficar cada vez pior.
    Eu acredito num mundo melhor para todos aqueles que tem Deus como Senhor de sua vida.
    Um abraço...
    E Apaz de Deus para todos!

    ResponderExcluir
  4. Não é a toa que Deus lhe permitiu chegar ao posto de rainha. É uma mulher de valor!

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito dela pois ela é um grande exemplo de Mulher temente a Deus. Sua coragem e sua comunhao com Deus a fez libertar seu povo.

    ResponderExcluir
  6. Ester para mim é o maior exemplo de mulher por ter salvado o seu povo e ter se valorizado como mulher não deitando-se com o rei na primeira noite e sim depois de casada.

    ResponderExcluir
  7. História linda de Ester,mulher guerreira

    ResponderExcluir